AB SESIMBRA

Existimos para glorificar a Deus, fazendo discípulos de Jesus Cristo de todas as Nações, até que Ele volte.

quarta-feira, março 08, 2006

Dia Internacional da mulher

O DN de hoje afirma que "Portugal é o país da UE com a mais baixa taxa de actividade desportiva feminina (14%) e onde cada vez mais mulheres desistem do desporto. Esta é uma lacuna que a Organização Intrnacional do Trabalho quer combater, escolhendo este tema para comemorar, hoje, o Dia Internacional da Mulher. A treinadora de futebol Alfredina Silva foi a portuguesa escolhida para ser homenageada".
.
Afirma ainda a matéria do DN: "Quantas mulheres encontramos nos conselhos de administração das maiores empresas da Bolsa portuguesa? Uma. Celeste Hagatong é um dos sete administradores executivos do BPI. ´Felizmente nunca senti qualquer constrangimento na minha carreira pelo facto de ser mulher´, declara. ´Penso que é uma questão de oportunidade e de abertura das próprias empresas. O BPI é um bom exemplo, 50% dos seus trabalhadores são mulheres e todos temos as mesmas oportunidades´. Noutras empresas, como a PT, a EDP, o BCP o BES ou a Cimpor, os cargos de chefia estão inteiramente entregues aos homens.
.
De facto, confirma Fátima Duarte, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, tal como acontece nos cargos decisores da política, ´ainda existe uma segregação, neste caso vertical, no mercado de trabalho´. ´É escandaloso´, comenta Ana Loya, directora-geral da Ray & Berndson, empresa especializada em recrutamento de gestores de topo. Ainda mais quando se sabe que há mais mulheres do que homens nas universidades e que, ´em termos de qualidade, não há qualquer diferença´".

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns às leitoras deste blog... De qualquer maneira, a existência deste dia revela-nos que a discriminação contra as mulheres ainda é grande no mundo, com muito sofrimento imposto por nós, homens!! Vergonhoso. A Igreja, de forma geral, poderia caminhar de forma mais firme na contra-corrente, e não deixar-se "conformar" pela mentalidade cheia de preconceitos do mundo. Zé Pedro.

quinta-feira, março 09, 2006 9:39:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home