AB SESIMBRA

Existimos para glorificar a Deus, fazendo discípulos de Jesus Cristo de todas as Nações, até que Ele volte.

domingo, dezembro 11, 2005

Mordomos fiéis...


* Neste domingo o Pr. Pierre Cuche fez-nos reflectir em profundidade sobre o texto escrito por Paulo aos Filipenses, cap. 4:10 a 23, apontando a suficiência de Cristo para o nosso viver, o aprender a estar contente em toda e qualquer situação bem como a nossa responsabilidade em gerir bem os recursos que o Senhor, dono de tudo, confiou a nós.
* Ressaltou ainda a necessidade de maior atenção para o tema, especialmente nestes tempos de crise económica, de previsão de gastos acrescidos na quadra do Natal, sobre os quais devemos pensar e repensar face às dificuldades em suprir financeiramente os projectos que o Senhor quer que desenvolvamos.

* Assim, aproveito para re-editar a seguir material sobre este importante assunto, publicado neste blog em 20 de Outubro passado:

***COFRES...

** Alguns trechos escritos por Ed René Kivitz e também por outros autores nos trazem uma excelente matéria para reflexão e avaliação da nossa perspectiva com relação ao dinheiro.
** A maneira como lidamos com o dinheiro determina "quem é o dono de quem", como diria o poeta. Jesus mostrou dois caminhos possíveis: ser escravo do dinheiro e ser súdito do Reino de Deus. Não dá para ser-fazer as duas coisas. E uma coisa é certa: o dinheiro é um deus que reivindica lealdade absoluta. É chamado de Mamom, um deus, o que surpreende muita gente, pois desfaz a noção de que o dinheiro é neutro. Está enganado aquele que pensa que o dinheiro não é bom nem mau e que mau é o amor ao dinheiro. Na verdade, o dinheiro tem a capacidade de aprisionar o coração, "pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." Por essa razão Jesus recomendou que o dinheiro fosse colocado no céu, pois somente lá não apenas ele estará seguro, como também nós estaremos seguros em relação a ele.
** John Wesley, fundador do Metodismo, disse que tão logo o dinheiro chegava a seu bolso, ele dava um jeito de livrar-se dele, para que o dinheiro não encontrasse o caminho do seu coração. Acho que "livrar-se do dinheiro" é uma possível tradução para "ajuntar tesouros no céu."
** A melhor síntese da sabedoria que deve determinar nossa relação com as riquezas e tesouros foi feita por Viv Grigg, em seu imperdível livro Servos entre os pobres: "Ganhe muito, gaste pouco, não acumule nada, doe generosamente e viva tranquilo." Em outras palavras, quem precisa de muito para viver e/ou quem usa o que tem apenas consigo mesmo, ainda não aprendeu a viver. E não sabe lidar com riquezas.
** Patrick Morley escreveu que é possível conhecer profundamente uma pessoa apenas através da análise do como ela lida com o seu tempo e com o seu dinheiro. Que o Senhor que conhece os nossos corações nos ajude nesse assunto tão importante. Tão importante ao ponto de Jesus em Sua Palavra falar mais sobre dinheiro do que sobre a oração, por considerá-lo um perigoso rival: "é impossível servir a dois senhores."
** Que possamos adoptar integralmente a perspectiva financeira do nosso bondoso Senhor. AR

7 Comments:

Blogger Paula said...

Muito interessante!

segunda-feira, dezembro 12, 2005 3:15:00 da tarde  
Blogger Vitor Mota said...

Infelizmente tenho conhecido casos de pessoas com dificuldades no uso do seu dinheiro e que revelaram também graves pecados noutras áreas também. Realmente precisamos lembrar que este sistoma revela um problema de saúde espiritual mais grave!

segunda-feira, dezembro 12, 2005 7:06:00 da tarde  
Blogger AB Sesimbra said...

Vitor, sua observação é bastante pertinente e leva-nos a reflectir ainda mais séria e profundamente sobre o assunto. Obrigado. A. Rodolpho

terça-feira, dezembro 13, 2005 12:27:00 da tarde  
Blogger Tinoca Laroca said...

O problema não está no dinheiro, está nas pessoas. Depois... torna-se um circulo vicioso. Porque existem países em extrema pobreza cujos povos vivem sem ter o que comer devido a hipocrisias politicas daqueles cuja vida gira em torno do dinheiro. E, vá-se lá dizer a uma pessoa que tem fome e para quem o dinheiro representa comida que o dinheiro não é importante.
Existem questões politicas para as quais é preferivel manter-se o povo numa ignorancia quanto á administração do dinheiro e da educação, porque assim é mais fácil de ser manipulado.
O problema do dinheiro não está no dinheiro está essencialmente na atitude do homem perante o mesmo...
Apesar de talvez o meu comentário não estar totalmente no enquadramento do texto, achei interessante também pensarmos nestes contextos, pois o tema pode levar-nos a profundas e variadas reflexões.
Numa sociedade cada vez mais virada para o consumo é cada vez mais dificil encontrar equilibrio e sabedoria na administração do dinheiro.

terça-feira, dezembro 13, 2005 1:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1. Agradeço ao Vitor pelo "pensamento" proposto. Interessante!
2. Na realidade, quem tem dinheiro quer mais, quem não tem, também o deseja. Apesar de todos nós precisarmos de dinheiro, facto inegável, o problema reside em colocarmos nele nosso coração, ou seja, fazermos dele nosso deus. Concordo com o texto do blog que diz que o "dinheiro tem a capacidade de aprisionar o nosso coração". Tenhamos cautela! Zé Pedro.

terça-feira, dezembro 13, 2005 2:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O dinheiro simplesmente compra tudo, amores; bem-estar; segurança; etc, etc. Vejam a diferença, tenho 2 trabalhadores na minha empresa, 1 é pago e o outro oferece o seu serviço e ambos fazem o mesmo, então qual dos 2 se torna mais prestável perante mim? Será aquele a que tenho que pagar para "ter" ou aquele que oferece para que "tenha".
O dinheiro, essa serepente que veio do Eden para nos "encantar"...
Deus vos abençoe.

quarta-feira, dezembro 14, 2005 12:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Health oxford plan site web wireless calling plans

quinta-feira, fevereiro 08, 2007 1:11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home